quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O mercado e o profissional farmacêutico


Conquistar a preferência e a confiança dos usuários de medicamentos e produtos para proteção e promoção da saúde vem sendo um desafio àqueles que atuam no competitivo mercado varejista farmacêutico.
Consumidores conscientes e exigentes, variedade de produtos, serviços e lojas, concorrência baseada em preços e setor regulamentado por exigente legislação são apenas alguns dos aspectos que caracterizam o segmento.
Neste cenário, o papel do farmacêutico ganha ainda mais importância, visto que, por meio de seus serviços e conhecimentos, pode conjugar o cumprimento de suas inalienáveis responsabilidades técnicas à frente de um estabelecimento farmacêutico com seu engajamento para que a empresa atinja seus resultados como iniciativa privada.
Com esta atuação diferenciada e abrangente, o farmacêutico pode se desenvolver como profissional da saúde e como empreendedor – independentemente se ele é proprietário ou colaborador, com conseqüente aumento de sua empregabilidade.
Para tanto, deverá capacitar-se para desenvolver novas habilidades e competências além daquelas inerentes à sua área de formação. Denominados por alguns autores como “profissionais multifuncionais”, contribuem para que as organizações sejam mais dinâmicas, flexíveis e produtivas, operando em mais de uma função sem perda de seu nível de especialização.

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