quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Gestão de marketing

Definido como “processo social e gerencial, através do quais indivíduos e grupos obtém aquilo que desejam e de que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros”, o marketing pressupõe que clientes com necessidades e poder aquisitivo diferentes tendem a realizar compras, levando em consideração o bom atendimento, o beneficio e o preço e a logística que a empresa fornece. A questão central da gestão de marketing e identificar ou desenvolver as melhores ferramentas aos seus diferentes mercados. Assim, pode‑se pensar em termos de um processo de marketing com três objetivos:

a) criar ou identificar valor,
b) desenvolver e entregar valor,
c) alinhar pessoas ao valor.
Porem não e fácil atender a esses objetivos, pois a sociedade e o ambiente de negócios estão em constante mudança, o que se justifica pela rapidez dos avanços tecnológicos, pelo processo de globalização, pela nova ordem econômica e pelo novo comportamento do comprador. Crucial para uma boa gestão de marketing e a inteligência de negócios. Ao gestor dessa área, compete identificar as oportunidades que se apresentam para o estabelecimento farmacêutico, bem como as ameaças que ela devera enfrentar na tentativa de cumprir os objetivos estabelecidos. Num ambiente de negócios tão mutável e competitivo, e essencial que a empresa defina claramente as suas políticas de marketing. Nos últimos anos, muitas organizações adotaram uma política de marketing de massa, conseguindo, assim, aumentar significativamente sua participação no mercado. O que se busca, no mercado, agora, são políticas de marketing que priorizem a qualidade do relacionamento, optando por resultados de médio e longo prazos, conseqüentemente, mais sustentáveis e previsíveis. Ou seja, o pensamento estratégico de marketing, como forma de condução dos negócios, pressupõe a compreensão do ambiente de atuação da empresa e de seu publico alvo, como pré requisitos para o direcionamento harmônico das atividades, controles, determinação de orçamentos, projeção de vendas e lucros, visando a criação deste valor superior ao consumidor.

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